Museu do Imigrante - SP

    Neste artigo iremos lhe apresentar algumas das funcionalidades que estão disponíveis no Museu da Imigração do Estado de São Paulo, e como elas podem ser úteis na sua pesquisa.
    Muitos imigrantes que residiram a maior parte de sua vida no Rio Grande do Sul, assim como em outros estados, muitas vezes não desembarcavam no porto do estado, e sim, em outros portos ao redor do país. Por isso é sempre recomendado, caso ainda não tenha encontrado a entrada do seu antepassado, que pesquise em outros portos.
   No Museu da Imigração do Estado de São Paulo, poderá encontrar informações que lhe serão úteis, entre elas:

  ICONOGRAFIAS
   Poderá pesquisar no banco de dados de imagens, que contém fotografias da Hospedaria de Imigrantes, cartões postais, retratos, etc. Esta pesquisa pode ser feita por ano, legenda, ou até mesmo palavras-chave (caso queira pesquisar diretamente pelo sobrenome de seu antepassado).

REQUERIMENTOS SACOP
   Documentos acerca da restituição de despesas aos imigrantes que chegaram ao Brasil. A lista de nomes que consta no banco de dados é bem menor do que outros bancos de dados do Museu, mas ainda assim é uma boa fonte de informações.

REGISTROS DE MATRÍCULA
   Dados sobre os imigrantes que assinaram entrada na Hospedaria de Imigrantes de São Paulo. Neste banco de dados poderá pesquisar por nome e sobrenome, nacionalidade ou ano.

CARTOGRAFIAS
   Mais relevantes para historiadores, as cartografias apresentam as plantas referentes às divisões utilizadas na época pesquisada. Poderá ver a extenção territorial dos núcleos coloniais, assim como suas divisões internas.

JORNAIS
   Possui um grande número de cópias digitalizadas de jornais escritos nos núcleos coloniais antigamente. Muitos estão em outros idiomas, como o italiano ou o alemão.

CARTAS DE CHAMADA
   Coleção de cartas pessoais e do governo que descreviam algum tipo de auxílio ao imigrante que viesse se juntar à família que já morasse no Brasil. Pode ser pesquisada por assunto ou nome.

LISTAS DE BORDO
   Imagens digitalizadas dos livros de passageiros dos navios que desembarcaram no Porto de Santos. Como o banco de dados é enorme, recomendo que não pesquise nele, a não ser que já saiba o nome do navio ou o ano de chegada. Esteja atento que, nos anos de maior movimentação de imigrantes, o número de navios que chegavam ao Porto de Santos poderia chegar facilmente às centenas.

Boa sorte e boas pesquisas!


Comentários