Arquivo Nacional

      O Arquivo Nacional possui diversas fontes documentais para a pesquisa da entrada do imigrante, dentre elas:


    É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo, o que pode ser feito de maneira rápida e fácil. Uma vez cadastrado, você terá acesso às listas de entrada de diversos portos ao redor do país (além de outros registros como: imóveis, civis, ou até mesmo OVNI's). 
     Para um acesso rápido, pode-se utilizar a guia "Favoritos" para acessar os arquivos mais visitados. Os navios (ou vapores, como eram chamados na época) estão organizados por ordem cronológica, e disponibilizam uma cópia digitalizada da lista de passageiros.
     Vale ressaltar que o SIAN pode ser bem complicado de pesquisar, então utilize a guia "Ajuda" se estiver com dúvidas. Note também que nem todas as listas de passageiros estão legíveis.
      Caso localize a entrada do seu antepassado, pode pedir a sua emissão de forma gratúita para o Setor de Atendimento Presencial ou ao Setor de Atendimento à distância.  Os contatos podem ser encontrados aqui.


     Abrange os anos de 1875-1910, e pode ser pesquisada ao clicar na guia "Consulta". Você pode pesquisar utilizando diversos marcadores, como: nome, idade, religião, nacionalidade, estado civil...


      Abrange os anos de 1808-1842, e pode ser pesquisada ao clicar na guia "Consulta". 

Outras documentos que você pode solicitar ao Arquivo Nacional

  • RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) - Abrange os anos de 1939-1987. Identificação obrigatória desde 1938 para os estrangeiros com menos de 60 anos que residiam no país. Para efetuar o pedido, deve-se informar o nome completo do imigrante, a sua filiação e a cidade onde o registro foi feito. Prontuários relacionados às regiões sul/sudeste devem ser pedidos ao Atendimento do Rio de Janeiro, enquanto que prontuários relacionados às regiões norte/nordeste/centro-oeste devem ser pedidos ao Atendimento de Brasília.
  • Processos de Naturalização - Caso você queira descobrir se o seu antepassado se naturalizou brasileiro, pode solicitar uma certidão negativa de naturalização ao Atendimento do Rio de Janeiro, onde se encontram os processos relacionados aos anos de 1823-1959. Para obter uma certidão (positiva/negativa) de naturalização, bem como consultar processos de 1959 em diante, deve-se contactar o Departamento de Migrações do Ministério da Justiça.
  • Registros de Imigrantes da Hospedaria da Ilha das Flores - 1883-1932.
  • Registros de Imigrantes da Hospedaria do Pinheiro - 1892-1893.
  • Registros de Imigrantes da Agência Central de Imigração - 1893-1897 e 1902.
  • Movimentos de Imigrantes no Porto do Rio de Janeiro - 1877-1896.
Contatos do Arquivo Nacional


Atendimento a Distância (RJ):
Acesse o Módulo de Atendimento a Distância
Atendimento Presencial (RJ):
Endereço: Praça da República, 173, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Horário de atendimento de 7h30 às 19h30, sendo permitida a entrada apenas até às 18h30.
Atendimento a Distância (DF):
E-mail: consultasdf@arquivonacional.gov.br
Telefone: (61) 3966-8670
Atendimento Presencial (DF):
Endereço: SIG – quadra 6, lote 800
Anexo ao Edifício da Imprensa Nacional – Brasília (DF)
Horário de atendimento de 7h30 às 19h30, sendo permitida a entrada apenas até às 18h30.

Comentários